SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número106La gestión democrática en los sistemas municipales de enseñanza de Paraná: un análisis a partir de los consejos municipales de educación índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versión impresa ISSN 0104-4036versión On-line ISSN 1809-4465

Resumen

MORILLO, Mario Madroñero; AVILES, Enma Polonia Campozano  y  UYAGUARI, Julio. A Transcendência de Sumak kawsay para a nossa compreensão da educação, ética e política. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2020, vol.28, n.106, pp.241-264.  Epub 27-Ene-2020. ISSN 1809-4465.  https://doi.org/10.1590/s0104-40362019002701717.

‘Sumak kawsay’ é uma concepção que ao longo dos últimos anos gerou considerável interesse em contextos políticos, econômicos, educacionais e de pesquisa, recebendo atenção de ativistas e acadêmicos devido à ‘ruptura’ que causa na concepção atual da ordem mundial. Em diferentes contextos, assume-se, como algo que deve ser alcançado através de um processo de transformação sobre o modo como as representações sociais são construídas a nível singular, comunitário e planetário, propondo “pensar de outra maneira” sobre os conceitos de modernidade que tomamos como certo, e promovendo um chamado para a restauração ou invenção do sentido da experiência, cultura, vida, a harmonia possa existir, bem como o respeito pela natureza.

Palabras clave : Suma kawsay; Etica; Política; Educação; Transformação.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )