SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número107¿Qué saben los niños al entrar para preescolar en Río de Janeiro?Condiciones pedagógicas para la formación de la competencia en idiomas extranjeros para niños en edad preescolar índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versión impresa ISSN 0104-4036versión On-line ISSN 1809-4465

Resumen

OLVERA, Adriana Carro  y  GUTIERREZ, José Alfonso Lima. Política educacional, violência e convivencia escolar. A experiência em duas escolas. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2020, vol.28, n.107, pp.314-334.  Epub 23-Mar-2020. ISSN 1809-4465.  https://doi.org/10.1590/s0104-40362019002701955.

Diante dos resultados ineficazes demonstrados pela abordagem corretiva para enfrentar o fenômeno da violência escolar, surgiram propostas orientadas à prevenção, demostrando que é melhor prevenir as condutas antissociais do que corrigi-las. Nesse contexto, a questão da convivência escolar foi registrada como uma ferramenta de trabalho bem recebida pela academia e pelas instituições no México. Dessa maneira, o objetivo da pesquisa foi identificar a política educacional orientada ao desenvolvimento da convivência em duas escolas com contextos diferentes da Educação Básica do Estado de Tlaxcala, México. O método de trabalho consistiu em duas etapas: 1) diagnóstico da situação de violência escolar e 2) a identificação da implementação de uma política para convivência escolar. Os resultados demonstraram situações de violência e distintas estratégias implementadas onde os docentes e os diretores são identificados como atores vertebrais da política educacional proposta.

Palabras clave : Política educacional; Convivência escolar; Escola; Inclusão.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )