SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número107Política educacional, violência e convivencia escolar. A experiência em duas escolasMonitoramento e avaliação da assistência ao estudante universitário: o caso do Programa de Residência Universitária da Universidade Federal Rural de Pernambuco índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versão impressa ISSN 0104-4036versão On-line ISSN 1809-4465

Resumo

IZMAILOVA, Rania Gennadievna; SHEINOVA, Tatyana Gennadievna  e  SOLDATENKO, Ksenia Yurievna. Condições pedagógicas para a formação da competência em línguas estrangeiras de crianças em idade prévia. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2020, vol.28, n.107, pp.335-361.  Epub 23-Mar-2020. ISSN 1809-4465.  https://doi.org/10.1590/s0104-40362019002702007.

O objetivo da pesquisa é identificar, fundamentar teoricamente e estudar empiricamente as condições pedagógicas para a formação da competência em língua estrangeira de pré-escolares. Os métodos consistem em procedimentos de diagnóstico autoral que visam a estudar a competência em línguas estrangeiras dos participantes da interação. A pesquisa identificou as especificidades da interação entre sujeitos de educação pré-escolar. Os autores revelaram a influência da participação dos pais na competência, motivação, atitude e abertura para aprender línguas estrangeiras, bem como a ansiedade psicológica dos pré-escolares em relação à percepção da fala estrangeira. Os autores expandiram as idéias sobre a formação da competência de língua estrangeira das crianças pré-escolares em teoria e prática pedagógica e sobre a realização das oportunidades de interação dos participantes com base na parceria sócio-pedagógica, que permite melhorar as atividades conjuntas entre as organizações pré-escolares modernas e familiares.

Palavras-chave : Abordagem de construção de competências; Competência em língua estrangeira dos pré-escolares; Aprendizagem precoce de línguas estrangeiras; Interação entre professores de pré-escola e familiares.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )