SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 issue107Between teachers’ discourse and practice: interfaces of the School Learning Evaluation Program (Programa de Avaliação da Aprendizagem Escolar – Paae)Reflections about the impact of public policy of PNAIC on continued qualification of initial reading teachers from Lages-SC author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

Print version ISSN 0104-4036On-line version ISSN 1809-4465

Abstract

GANGA-CONTRERAS, Francisco et al. Principais rankings acadêmicos internacionais: o caso de Chile. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2020, vol.28, n.107, pp.407-434.  Epub Mar 23, 2020. ISSN 1809-4465.  https://doi.org/10.1590/s0104-40362019002701964.

Os rankings acadêmicos (RACs), apesar de receberem muitos questionamentos, vem se destacando como um instrumento de avaliação externa de apoio para a tomada de decisões das universidades y de diferentes grupos de interesse. Este artigo tem como objetivo analisar e mapear – em termos de metodologias adotadas, formas de seleção de universidades e fontes de informação – os RACs chilenos, em uma ótica comparativa com os mais destacados rankings internacionais. Realiza-se uma pesquisa exploratória, analítico-descritiva e comparativa. Para tanto, se utilizam fontes secundarias de informação, por meio da revisão de bases de dados, páginas web e artigos científicos (pesquisa bibliográfica e documental), classificando-se os RACs estudados a partir das especificidades dos dados por eles utilizados. Pode-se concluir que as principais diferenças existentes entre os rankings internacionais e os chilenos não passam tanto pelos critérios a serem avaliados, mas pela especificidade dos pesos dados aos indicadores adotados. Cada ranking apresenta um conceito próprio de qualidade, no existindo um consenso entre eles.

Keywords : Educação superior; Governança universitária; Rankings acadêmicos; Rankings universitários.

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )