SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 issue107Main international academic rankings: the case of ChileEffectiveness of public university expansion in Brazil: comparison between the situation of graduated and dropout students author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

Print version ISSN 0104-4036On-line version ISSN 1809-4465

Abstract

SCHNEIDER, Neusa Maria Arndt Weinrich Araujo; GROSCH, Maria Selma  and  DRESCH, Jaime Farias. Reflexões sobre o impacto da política pública do PNAIC na formação continuada das professoras alfabetizadoras de Lages-SC. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2020, vol.28, n.107, pp.435-456.  Epub Mar 23, 2020. ISSN 1809-4465.  https://doi.org/10.1590/s0104-40362019002701632.

A formação continuada das professoras alfabetizadoras da rede municipal de educação de Lages-SC, através da política pública do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), é o objeto de análise neste artigo. O objetivo geral foi investigar o impacto do PNAIC na formação continuada das professoras alfabetizadoras da rede municipal de educação de Lages, buscando evidências da contribuição efetiva do PNAIC na sua formação. Os objetivos específicos foram: identificar qual a concepção de ensino-aprendizagem que as professoras alfabetizadoras construíram a partir da formação continuada do PNAIC; verificar se a concepção das professoras alfabetizadoras está voltada para a alfabetização na perspectiva do letramento; e analisar se o PNAIC contribuiu para a prática pedagógica. Participaram da pesquisa dez professoras alfabetizadoras. A pesquisa demonstrou que a formação continuada, apesar de proporcionar momentos de estudo teórico e prático, não chegou a provocar mudanças conceituais significativas.

Keywords : Políticas de Formação Continuada de Professores; PNAIC; Alfabetização e letramento.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )