SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número107Principais rankings acadêmicos internacionais: o caso de ChileEfetividade da expansão universitária pública no Brasil: comparação entre a situação de alunos egressos e evadidos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versão impressa ISSN 0104-4036versão On-line ISSN 1809-4465

Resumo

SCHNEIDER, Neusa Maria Arndt Weinrich Araujo; GROSCH, Maria Selma  e  DRESCH, Jaime Farias. Reflexões sobre o impacto da política pública do PNAIC na formação continuada das professoras alfabetizadoras de Lages-SC. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2020, vol.28, n.107, pp.435-456.  Epub 23-Mar-2020. ISSN 1809-4465.  https://doi.org/10.1590/s0104-40362019002701632.

A formação continuada das professoras alfabetizadoras da rede municipal de educação de Lages-SC, através da política pública do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), é o objeto de análise neste artigo. O objetivo geral foi investigar o impacto do PNAIC na formação continuada das professoras alfabetizadoras da rede municipal de educação de Lages, buscando evidências da contribuição efetiva do PNAIC na sua formação. Os objetivos específicos foram: identificar qual a concepção de ensino-aprendizagem que as professoras alfabetizadoras construíram a partir da formação continuada do PNAIC; verificar se a concepção das professoras alfabetizadoras está voltada para a alfabetização na perspectiva do letramento; e analisar se o PNAIC contribuiu para a prática pedagógica. Participaram da pesquisa dez professoras alfabetizadoras. A pesquisa demonstrou que a formação continuada, apesar de proporcionar momentos de estudo teórico e prático, não chegou a provocar mudanças conceituais significativas.

Palavras-chave : Políticas de Formação Continuada de Professores; PNAIC; Alfabetização e letramento.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )