SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número107Reflexiones sobre el impacto de la política pública del PNAIC en la formación continuada de las profesoras alfabetizadoras de Lages-SCLas estrategias de gobiernamento identitaria em la Educación índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versión impresa ISSN 0104-4036versión On-line ISSN 1809-4465

Resumen

ALMEIDA, Alexandre Nascimento de; NERES, Ivonaldo Vieira; NUNES, André  y  SOUZA JUNIOR, Celso Vila Nova de. Efetividade da expansão universitária pública no Brasil: comparação entre a situação de alunos egressos e evadidos. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2020, vol.28, n.107, pp.457-479.  Epub 23-Mar-2020. ISSN 1809-4465.  https://doi.org/10.1590/s0104-40362019002701864.

A partir de 2007, com a implementação do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI), o Brasil dobrou e democratizou as vagas no ensino superior público no intervalo de uma década. Porém, essa rápida expansão tem levado a críticas quanto à perda de qualidade do ensino superior público. O objetivo do trabalho é comparar a situação no mercado de trabalho entre os alunos egressos com os evadidos de quatro cursos que representam essa política de expansão. Para tanto, empregaram-se os testes não paramétricos da Binomial e de Mann-Whitney para comparar a situação entre os grupos de estudantes egressos e evadidos da Faculdade UnB de Planaltina (FUP). Os resultados dos egressos analisados foram preocupantes, demonstrando um alto número de alunos desempregados e, entre os empregados, poucos trabalham na sua área de formação, levantando dúvidas da efetividade da política de expansão de vagas no ensino superior realizada no Brasil.

Palabras clave : Ensino superior; Desigualdade social; Pesquisa de egresso; Política educacional.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )