SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número107Reflexões sobre o impacto da política pública do PNAIC na formação continuada das professoras alfabetizadoras de Lages-SCAs estratégias de governamento identitário na Educação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versão impressa ISSN 0104-4036versão On-line ISSN 1809-4465

Resumo

ALMEIDA, Alexandre Nascimento de; NERES, Ivonaldo Vieira; NUNES, André  e  SOUZA JUNIOR, Celso Vila Nova de. Efetividade da expansão universitária pública no Brasil: comparação entre a situação de alunos egressos e evadidos. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2020, vol.28, n.107, pp.457-479.  Epub 23-Mar-2020. ISSN 1809-4465.  https://doi.org/10.1590/s0104-40362019002701864.

A partir de 2007, com a implementação do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI), o Brasil dobrou e democratizou as vagas no ensino superior público no intervalo de uma década. Porém, essa rápida expansão tem levado a críticas quanto à perda de qualidade do ensino superior público. O objetivo do trabalho é comparar a situação no mercado de trabalho entre os alunos egressos com os evadidos de quatro cursos que representam essa política de expansão. Para tanto, empregaram-se os testes não paramétricos da Binomial e de Mann-Whitney para comparar a situação entre os grupos de estudantes egressos e evadidos da Faculdade UnB de Planaltina (FUP). Os resultados dos egressos analisados foram preocupantes, demonstrando um alto número de alunos desempregados e, entre os empregados, poucos trabalham na sua área de formação, levantando dúvidas da efetividade da política de expansão de vagas no ensino superior realizada no Brasil.

Palavras-chave : Ensino superior; Desigualdade social; Pesquisa de egresso; Política educacional.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )