SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número107Efectividad de la expansión universitaria pública en Brasil: comparación entre la situación de egresados y alumnos que abandonaronCuál es el grado de incertidumbre del Ideb y por qué esto es importante? índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versión impresa ISSN 0104-4036versión On-line ISSN 1809-4465

Resumen

GRAFF, Patrícia  y  LOPES, Maura Corcini. As estratégias de governamento identitário na Educação. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2020, vol.28, n.107, pp.480-499.  Epub 23-Mar-2020. ISSN 1809-4465.  https://doi.org/10.1590/s0104-40362019002701622.

O texto problematiza as estratégias de governamento identitário operadas na Educação, na Contemporaneidade. No cruzamento entre os estudos de Michel Foucault e as teorizações que filiam-se ao pensamento social contemporâneo, articula o governamento como ferramenta para o exercício analítico produzido sobre seis publicações do Ministério da Educação, que compõem a coleção Educação para Todos. Mostra duas estratégias de governamento identitário delineadas nas políticas educacionais: a produção da tolerância e a inversão do estigma, que assumem, como fim, o esmaecimento das práticas de discriminação. Conclui-se, por fim, que a inversão parcial do estigma inviabiliza a incorporação da tolerância nos relacionamentos entre os indivíduos, fazendo com que essas estratégias não produzam os efeitos esperados.

Palabras clave : Identidade cultural; Tolerância; Discriminação; Educação.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )