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Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versión impresa ISSN 0104-4036versión On-line ISSN 1809-4465

Resumen

VERAS, Renata Meira; FIGUEREDO, Wilton Nascimento; KURATANI, Sayuri Miranda de Andrade  y  CHAVES, Erika Silva. Formação de professores na Universidade Federal da Bahia: análise das licenciaturas noturnas. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2020, vol.28, n.108, pp.695-717.  Epub 01-Jul-2020. ISSN 1809-4465.  https://doi.org/10.1590/s0104-40362020002802011.

Este artigo tem como objetivo identificar elementos voltados à formação de professores nos componentes curriculares dos cursos de licenciaturas noturnas da Universidade Federal da Bahia (Ufba). O estudo foi realizado por meio de pesquisa documental, com abordagem quantitativa, sendo analisadas 381 ementas de 12 cursos. A análise demonstrou que o curso de Pedagogia, seguido de Computação e de Matemática, possui maior concentração de componentes curriculares voltados para a formação docente. Já o curso de Letras apresentou maior número de componentes curriculares com ênfase na formação técnica. Conclui-se que a falta de inovações e avanços na formação docente não habilitam o licenciando a desempenhar uma carreira docente com uma base consistente das práticas cotidianas necessárias ao processo ensino-aprendizagem.

Palabras clave : Formação de professores; Licenciaturas; Educação superior noturna.

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