Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação
versão impressa ISSN 0104-4036versão On-line ISSN 1809-4465
Resumo
MARTINEZ, Carmen Rodríguez e GIL, Monsalud Gallardo. Diferenças de gênero no desempenho escolar e atitudes em relação à escola. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2020, vol.28, n.108, pp.741-761. Epub 01-Jul-2020. ISSN 1809-4465. https://doi.org/10.1590/s0104-40362019002702235.
Este artigo trata de diferenças de gênero no desempenho escolar e atitudes em relação à escola usando relatórios de dados de avaliações nacionais e internacionais e pesquisa qualitativa para compreender as percepções dos estudantes do ensino médio que continuaram seus estudos e o fizeram com sucesso. Com uma amostra de 20 alunos (12 meninas e 14 meninos) que estudam Bacharelado e Formação Profissional, investigamos, através de entrevistas em profundidade, a conformação de identidades femininas e masculinas definidas tanto na reprodução de padrões culturais estereotipados, bem como na resistência e na ruptura. Os resultados mostram que as meninas têm um compromisso mais claro com o trabalho escolar, sendo ainda subrepresentadas em estudos técnicos, cuja importância no mercado de trabalho é superior.
Palavras-chave : Gênero; Realizações escolares; Atitudes em relação à escola; Avaliações internacionais.