SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número108Diferencias de género en rendimiento escolar y actitudes hacia la escuelaEl papel de la internacionalización de la educación superior en la producción científica brasileña índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versión impresa ISSN 0104-4036versión On-line ISSN 1809-4465

Resumen

GOMES, Diego Eller; ESPINDOLA, Marina Bazzo de; CRUZ, Roberto Moraes  y  ANDRADE, Dalton Francisco de. Efetividade da formação profissional ofertada na educação a distância: validação teórica de um instrumento. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2020, vol.28, n.108, pp.762-783.  Epub 01-Jul-2020. ISSN 1809-4465.  https://doi.org/10.1590/s0104-40362019002701667.

O objetivo do estudo foi validar um instrumento de avaliação de efetividade da formação profissional, ofertada em cursos na modalidade de educação a distância (EaD), no que se refere aos procedimentos teóricos. Para tanto, optou-se pela utilização da técnica Delphi, com vistas à obtenção de consenso da opinião de especialistas, acerca do construto, por meio de uma série de questionários estruturados. Após duas rodadas de consulta aos especialistas, sendo 13 participantes na primeira rodada e nove na segunda rodada de aplicação da técnica Delphi, 17 itens, referentes ao desenvolvimento de habilidades, atitudes e motivação, em decorrência do curso de formação profissional ofertado na modalidade EaD, foram considerados válidos para avaliar a efetividade da formação profissional. A apresentação de evidências teóricas, acerca da validade da medida de efetividade da formação profissional ofertada no contexto da modalidade EaD, é relevante, pois poderá fomentar a discussão, reflexão e o avanço no conhecimento científico, relacionado à temática, bem como fornecer indicativos para a melhoria das políticas de oferta de cursos de formação profissional.

Palabras clave : Efetividade; Formação profissional; Educação a distância; Instrumento de avaliação.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )