SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número108Diferenças de gênero no desempenho escolar e atitudes em relação à escolaO papel da internacionalização do ensino superior na produção científica brasileira índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versão impressa ISSN 0104-4036versão On-line ISSN 1809-4465

Resumo

GOMES, Diego Eller; ESPINDOLA, Marina Bazzo de; CRUZ, Roberto Moraes  e  ANDRADE, Dalton Francisco de. Efetividade da formação profissional ofertada na educação a distância: validação teórica de um instrumento. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2020, vol.28, n.108, pp.762-783.  Epub 01-Jul-2020. ISSN 1809-4465.  https://doi.org/10.1590/s0104-40362019002701667.

O objetivo do estudo foi validar um instrumento de avaliação de efetividade da formação profissional, ofertada em cursos na modalidade de educação a distância (EaD), no que se refere aos procedimentos teóricos. Para tanto, optou-se pela utilização da técnica Delphi, com vistas à obtenção de consenso da opinião de especialistas, acerca do construto, por meio de uma série de questionários estruturados. Após duas rodadas de consulta aos especialistas, sendo 13 participantes na primeira rodada e nove na segunda rodada de aplicação da técnica Delphi, 17 itens, referentes ao desenvolvimento de habilidades, atitudes e motivação, em decorrência do curso de formação profissional ofertado na modalidade EaD, foram considerados válidos para avaliar a efetividade da formação profissional. A apresentação de evidências teóricas, acerca da validade da medida de efetividade da formação profissional ofertada no contexto da modalidade EaD, é relevante, pois poderá fomentar a discussão, reflexão e o avanço no conhecimento científico, relacionado à temática, bem como fornecer indicativos para a melhoria das políticas de oferta de cursos de formação profissional.

Palavras-chave : Efetividade; Formação profissional; Educação a distância; Instrumento de avaliação.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )