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Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versión impresa ISSN 0104-4036versión On-line ISSN 1809-4465

Resumen

SOUZA, Cláudia Daniele de; FILIPPO, Daniela De  y  CASADO, Elías Sanz. O papel da internacionalização do ensino superior na produção científica brasileira. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2020, vol.28, n.108, pp.784-810.  Epub 01-Jul-2020. ISSN 1809-4465.  https://doi.org/10.1590/s0104-40362019002701721.

Este artigo analisa a internacionalização do ensino superior no Brasil entre os anos 2000-2015. Centra-se em publicações científicas indexadas em bases de dados internacionais com foco na colaboração internacional. Através de uma abordagem bibliométrica, obteve-se a evolução da produção em colaboração e sua relação com impacto e visibilidade. Os indicadores do programa “Ciência sem Fronteiras” também foram considerados para analisar seu possível impacto na internacionalização. Os resultados mostram que a produção em colaboração teve oscilações, mas o número de citações recebidas e o quartil dos periódicos de publicação melhoraram consideravelmente com a colaboração internacional. Os principais colaboradores são países beneficiários de estudantes e pesquisadores que participam de programas de mobilidade internacional, incluindo o Ciência sem Fronteiras.

Palabras clave : Internacionalização; Colaboração científica; Mobilidade acadêmica; Indicadores bibliométricos; Brasil.

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