SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número109Plano Nacional de Educação (2014–2024) – O uso da inovação como subsídio estratégico para a Educação Superior índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versão impressa ISSN 0104-4036versão On-line ISSN 1809-4465

Resumo

GOMES, Cândido Alberto. Escola de qualidade para todos revisitada: desfolhando as camadas da cebola. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2020, vol.28, n.109, pp.843-862.  Epub 24-Set-2020. ISSN 1809-4465.  https://doi.org/10.1590/s0104-40362020002802958.

Este trabalho reformula e atualiza artigo anterior, publicado por esta Revista, buscando captar a complexidade dos sistemas educacionais em seus diversos componentes. As pesquisas e ensaios foram identificados em várias bases de dados e em busca manual, com foco na Educação Básica, no período de 2016 em diante. Uma vez selecionados e analisados, fundamentaram este texto. O princípio orientador é o direito humano à Educação, pautado pela sua universalidade e igualdade. Com a metáfora da cebola, os resultados formam um percurso do contexto até aos grupos de colegas nas escolas. A proposta é a de uma visão alternativa à do insumo-produto, capaz, segundo a expectativa, de captar mais a complexidade da Educação. Seguem-se a exposição e análise das investigações, privilegiando-se, sempre que adequado, os seus efeitos no êxito do estudante.

Palavras-chave : Educação Básica; Êxito escolar; Administração educacional; Sociologia da Educação; Sociologia da escola.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )