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Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versão impressa ISSN 0104-4036versão On-line ISSN 1809-4465

Resumo

COSTA, Danilo de Melo  e  ZHA, Qiang. Educação Superior Chinesa: o papel da economia e dos projetos 211/985 para a expansão do sistema. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2020, vol.28, n.109, pp.885-908.  Epub 15-Maio-2020. ISSN 1809-4465.  https://doi.org/10.1590/s0104-40362020002802657.

A China vivenciou um significativo crescimento econômico nos últimos anos. Aliado a isso, o país também construiu o maior sistema de Educação Superior do mundo. No entanto, foi a economia que estimulou o avanço da Educação Superior? Ou foi a Educação Superior que estimulou o avanço da economia? Para responder estas perguntas, esta pesquisa teve como objetivo compreender o papel da economia e dos projetos 211 e 985 para a expansão da Educação Superior chinesa. Para tanto, foi desenvolvida uma pesquisa exploratória e qualitativa, a partir de entrevistas com gestores do governo chinês, questionários aplicados a professores especialistas em Educação Superior chinesa e a uma liderança estudantil. Os resultados mostraram que os investimentos em educação superior foram preponderantes para o crescimento econômico do país, que foi representativo sob a perspectiva quantitativa. No entanto, visando também o crescimento qualitativo, os projetos 211 e 985 foram criados, destinando uma quantidade significativa de recursos para as instituições selecionadas. Tal posicionamento faz com que a China seja hoje um exemplo de benchmarking para outros países que desejam progredir economicamente e intelectualmente.

Palavras-chave : China; Educação Superior; Políticas Públicas; Financiamento Público; Crescimento da Economia.

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