SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número109Educación Superior china: el papel de la economía y de los proyectos 211/985 para la expansión del sistemaDiseño y validación de un instrumento de evaluación de la competencia digital en Educación Superior índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versión impresa ISSN 0104-4036versión On-line ISSN 1809-4465

Resumen

MAGALHAES, Nara Maria Emanuelli  y  RODRIGUES, Cláudia Medianeira Cruz. A cultura de avaliação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS): entre a avaliação externa e a autoavaliação. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2020, vol.28, n.109, pp.909-931.  Epub 15-Abr-2020. ISSN 1809-4465.  https://doi.org/10.1590/s0104-40362020002801814.

Este artigo propõe-se a realizar uma análise da trajetória da avaliação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), a partir de entrevistas com os gestores que estiveram à frente da Secretaria de Avaliação Institucional (SAI), desde o seu surgimento nos anos 2000 até 2016 (ou seja, quatro gestores). Destacam-se do contexto mais geral de avaliação nacional as iniciativas locais que foram sendo adaptadas para atender às demandas por uma avaliação mais global, passando pelas diferentes gestões e o respectivo foco de sua atuação durante o processo. Procura-se compreender o modo como a UFRGS, ao longo do tempo, vai constituindo uma cultura de avaliação.

Palabras clave : Cultura Interna; Autoavaliação; Avaliação Externa; Cultura de Avaliação.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )