SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número109Diseño y validación de un instrumento de evaluación de la competencia digital en Educación SuperiorUna ventana a las prácticas TIC de los docentes: discernimiento entre la enseñanza y la compleja ciencia de la pedagogía índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versión impresa ISSN 0104-4036versión On-line ISSN 1809-4465

Resumen

LOPES, Suzana Gomes; XAVIER, Isabel Matilde de Carvalho  y  SILVA, Alexandre Leite dos Santos. Rendimento escolar: um estudo comparativo entre alunos da área urbana e da área rural em uma escola pública do Piauí. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2020, vol.28, n.109, pp.962-981.  Epub 26-Jun-2020. ISSN 1809-4465.  https://doi.org/10.1590/s0104-40362020002802371.

O objetivo principal deste estudo foi comparar o rendimento escolar entre alunos do 6º ano que residem nas áreas rural e urbana de uma escola pública do Piauí. Além disso, investigaram-se as causas socioeconômicas e escolares que influenciam tal rendimento, segundo os professores e os alunos. Os dados de rendimento foram obtidos mediante registros escolares, e os fatores influenciadores de rendimento foram investigados por meio de questionários e de entrevistas. Os registros escolares apontaram que os alunos que residem em área rural possuem um menor rendimento em comparação àqueles que moram na área urbana. Esta variação estaria ligada a aspectos sociais e escolares em diferentes níveis: de aluno, de turma e de escola.

Palabras clave : Avaliação Escolar; Rural-urbano; Fatores Influenciadores.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )