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Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versão impressa ISSN 0104-4036versão On-line ISSN 1809-4465

Resumo

GARCIA, Alex Estrada. Os princípios da complexidade e sua contribuição ao processo de ensino. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2020, vol.28, n.109, pp.1012-1032.  Epub 15-Abr-2020. ISSN 1809-4465.  https://doi.org/10.1590/s0104-40362020002801893.

O objetivo deste ensaio é propor uma ecologia do conhecimento entre os princípios da complexidade e os paradigmas considerados tradicionais. Em um primeiro momento, é oferecida uma perspectiva do que se entende por complexidade, seguida de uma breve abordagem do processo de ensino e, finalmente, uma sistematização de conceitos entre os princípios da complexidade e o processo de ensino. A hermenêutica foi utilizada como método de pesquisa. Concluindo, o documento integra um diálogo epistemológico que orienta repensar a Educação, especificamente o processo de ensino, a partir de uma perspectiva complexa e transdisciplinar.

Palavras-chave : Ensino Superior; Pensamento Complexo; Processo de Ensino; Princípios de Pensamento Complexo.

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