SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 issue110The “critical friend” figure in the development of cultures of self-assessment and school improvementAdaptation of students to the university environment: a case study in undergraduate courses at the Federal University of Ceará author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

Print version ISSN 0104-4036On-line version ISSN 1809-4465

Abstract

CHIAPPE, Andrés  and  CASTILLO, Blanca Diana Lorena. Deserção em MOOCS: alguns fatores-chave. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2021, vol.29, n.110, pp.112-134.  Epub Jan 13, 2021. ISSN 1809-4465.  https://doi.org/10.1590/s0104-40362020002802667.

O abandono dos alunos nos Cursos Online Abertos Massivos (Mooc) tem sido objeto de debate e preocupação por parte de pesquisadores e profissionais da área educacional durante a última década. Considerando seu crescimento como uma tendência educacional e as pesquisas emergentes geradas sobre esse tema, foi realizada uma revisão sistemática da literatura em 131 estudos sobre o atrito nos cMooc e xMoocs. Os resultados destacam o papel da colaboração, o senso de comunidade, a necessidade de certificação e padronização como os principais fatores que afetam o atrito nos Moocs.

Keywords : Mooc; Cursos Online; Educação Aberta; Cair Fora; Educação Virtual; Certificação.

        · abstract in English | Spanish     · text in English     · English ( pdf )