SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 número110La figura del “amigo crítico” en el desarrollo de las culturas de autoevaluación y mejora de escuelasAdaptación de estudiantes al ambiente universitario: un estudio de caso en cursos de pregrado de la Universidad Federal de Ceará índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versión impresa ISSN 0104-4036versión On-line ISSN 1809-4465

Resumen

CHIAPPE, Andrés  y  CASTILLO, Blanca Diana Lorena. Deserção em MOOCS: alguns fatores-chave. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2021, vol.29, n.110, pp.112-134.  Epub 13-Ene-2021. ISSN 1809-4465.  https://doi.org/10.1590/s0104-40362020002802667.

O abandono dos alunos nos Cursos Online Abertos Massivos (Mooc) tem sido objeto de debate e preocupação por parte de pesquisadores e profissionais da área educacional durante a última década. Considerando seu crescimento como uma tendência educacional e as pesquisas emergentes geradas sobre esse tema, foi realizada uma revisão sistemática da literatura em 131 estudos sobre o atrito nos cMooc e xMoocs. Os resultados destacam o papel da colaboração, o senso de comunidade, a necessidade de certificação e padronização como os principais fatores que afetam o atrito nos Moocs.

Palabras clave : Mooc; Cursos Online; Educação Aberta; Cair Fora; Educação Virtual; Certificação.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )