Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação
versión impresa ISSN 0104-4036versión On-line ISSN 1809-4465
Resumen
CHIAPPE, Andrés y CASTILLO, Blanca Diana Lorena. Deserção em MOOCS: alguns fatores-chave. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2021, vol.29, n.110, pp.112-134. Epub 13-Ene-2021. ISSN 1809-4465. https://doi.org/10.1590/s0104-40362020002802667.
O abandono dos alunos nos Cursos Online Abertos Massivos (Mooc) tem sido objeto de debate e preocupação por parte de pesquisadores e profissionais da área educacional durante a última década. Considerando seu crescimento como uma tendência educacional e as pesquisas emergentes geradas sobre esse tema, foi realizada uma revisão sistemática da literatura em 131 estudos sobre o atrito nos cMooc e xMoocs. Os resultados destacam o papel da colaboração, o senso de comunidade, a necessidade de certificação e padronização como os principais fatores que afetam o atrito nos Moocs.
Palabras clave : Mooc; Cursos Online; Educação Aberta; Cair Fora; Educação Virtual; Certificação.