SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 número110A figura do “amigo crítico” no desenvolvimento de culturas de autoavaliação e melhoria de escolasAdaptação de alunos ao ambiente universitário: estudo de caso em cursos de graduação da Universidade Federal do Ceará índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versão impressa ISSN 0104-4036versão On-line ISSN 1809-4465

Resumo

CHIAPPE, Andrés  e  CASTILLO, Blanca Diana Lorena. Deserção em MOOCS: alguns fatores-chave. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2021, vol.29, n.110, pp.112-134.  Epub 13-Jan-2021. ISSN 1809-4465.  https://doi.org/10.1590/s0104-40362020002802667.

O abandono dos alunos nos Cursos Online Abertos Massivos (Mooc) tem sido objeto de debate e preocupação por parte de pesquisadores e profissionais da área educacional durante a última década. Considerando seu crescimento como uma tendência educacional e as pesquisas emergentes geradas sobre esse tema, foi realizada uma revisão sistemática da literatura em 131 estudos sobre o atrito nos cMooc e xMoocs. Os resultados destacam o papel da colaboração, o senso de comunidade, a necessidade de certificação e padronização como os principais fatores que afetam o atrito nos Moocs.

Palavras-chave : Mooc; Cursos Online; Educação Aberta; Cair Fora; Educação Virtual; Certificação.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )