SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 número110Adaptación de estudiantes al ambiente universitario: un estudio de caso en cursos de pregrado de la Universidad Federal de CearáEl programa Ciencia sin Fronteras y la falla sistémica en el ciclo de políticas públicas índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versión impresa ISSN 0104-4036versión On-line ISSN 1809-4465

Resumen

GARCIA-PERALES, Ramón; JIMENEZ-FERNANDEZ, Carmen  y  PALOMARES-RUIZ, Ascensión. Escolhas acadêmicas e interesse vocacional em estudantes com alta capacidade matemática. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2021, vol.29, n.110, pp.160-182.  Epub 13-Ene-2021. ISSN 1809-4465.  https://doi.org/10.1590/s0104-40362020002802539.

A orientação acadêmica e vocacional favorece as escolhas dos escolares, assumindo importância no Ensino Médio. São apresentadas as escolhas acadêmicas e interesse vocacional de um grupo de 22 escolares que, no ano acadêmico de 2011/2012, foram diagnosticados com alta capacidade matemática. No ano acadêmico de 2017/2018, foi realizado um acompanhamento para analisar sua carreira acadêmica e preferência vocacional. A significância estatística aparece nos campos da clara tradição masculina. Resultados que fazem parte da tendência que tem sido amplamente observada de que as desigualdades de gênero persistem na sociedade e na Educação e que nas últimas décadas têm uma clara reflexão sobre a baixa escolha de alunas das disciplinas STEM, mesmo que sejam muito capazes.

Palabras clave : Orientação acadêmica e vocacional; Escolhas acadêmicas; Interesse vocacional; Alta capacidade matemática; Sexo.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )