SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 número110Adaptação de alunos ao ambiente universitário: estudo de caso em cursos de graduação da Universidade Federal do CearáO programa Ciência sem Fronteiras e a falha sistêmica no ciclo de políticas públicas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versão impressa ISSN 0104-4036versão On-line ISSN 1809-4465

Resumo

GARCIA-PERALES, Ramón; JIMENEZ-FERNANDEZ, Carmen  e  PALOMARES-RUIZ, Ascensión. Escolhas acadêmicas e interesse vocacional em estudantes com alta capacidade matemática. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2021, vol.29, n.110, pp.160-182.  Epub 13-Jan-2021. ISSN 1809-4465.  https://doi.org/10.1590/s0104-40362020002802539.

A orientação acadêmica e vocacional favorece as escolhas dos escolares, assumindo importância no Ensino Médio. São apresentadas as escolhas acadêmicas e interesse vocacional de um grupo de 22 escolares que, no ano acadêmico de 2011/2012, foram diagnosticados com alta capacidade matemática. No ano acadêmico de 2017/2018, foi realizado um acompanhamento para analisar sua carreira acadêmica e preferência vocacional. A significância estatística aparece nos campos da clara tradição masculina. Resultados que fazem parte da tendência que tem sido amplamente observada de que as desigualdades de gênero persistem na sociedade e na Educação e que nas últimas décadas têm uma clara reflexão sobre a baixa escolha de alunas das disciplinas STEM, mesmo que sejam muito capazes.

Palavras-chave : Orientação acadêmica e vocacional; Escolhas acadêmicas; Interesse vocacional; Alta capacidade matemática; Sexo.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )