SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 número110Evaluación del desempeño de cursos de pregrado en una universidad federal brasileñaLa importancia de la Educación Superior para reducir las disparidades de ingresos en Santa Catarina índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versión impresa ISSN 0104-4036versión On-line ISSN 1809-4465

Resumen

BASTOS, Tatiane Roldão; LONGARAY, André Andrade; SARQUIS, Aléssio Bessa  y  TONDOLO, Vilmar Antonio Gonçalves. Avaliação de desempenho para o apoio à gestão de unidades organizacionais em Ifes: análise e oportunidades. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2021, vol.29, n.110, pp.234-262.  Epub 13-Ene-2021. ISSN 1809-4465.  https://doi.org/10.1590/s0104-40362020002802014.

Este estudo explora a literatura da avaliação de desempenho para o apoio à gestão de unidades organizacionais de universidades públicas, identificando oportunidades de futuras pesquisas. Neste contexto, foi realizada a revisão sistemática da literatura através do instrumento Knowledge Development Process – Constructivist . Foi selecionado o Portfólio Bibliográfico de artigos cientificamente relevantes, disponíveis e alinhados ao tema de pesquisa, sendo posteriormente realizadas as análises bibliométrica e sistêmica. Ao final deste processo, identifica-se como lacuna de pesquisa a construção de um modelo de avaliação de desempenho que apoie a gestão de unidades organizacionais de universidades públicas, utilizando a abordagem construtivista, conduzindo à construção de conhecimento no decisor, utilizando escalas ordinais e cardinais, realizando a integração dos indicadores a partir dos conhecimentos do decisor e apresentando níveis de referência, permitindo ações de melhoria.

Palabras clave : Avaliação de Desempenho; Universidade Pública; Revisão Sistemática da Literatura; ProKnow-C.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )