SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 número110Avaliação de desempenho de cursos de graduação em uma universidade federal brasileiraA importância da Educação Superior na redução das disparidades de renda em Santa Catarina índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versão impressa ISSN 0104-4036versão On-line ISSN 1809-4465

Resumo

BASTOS, Tatiane Roldão; LONGARAY, André Andrade; SARQUIS, Aléssio Bessa  e  TONDOLO, Vilmar Antonio Gonçalves. Avaliação de desempenho para o apoio à gestão de unidades organizacionais em Ifes: análise e oportunidades. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2021, vol.29, n.110, pp.234-262.  Epub 13-Jan-2021. ISSN 1809-4465.  https://doi.org/10.1590/s0104-40362020002802014.

Este estudo explora a literatura da avaliação de desempenho para o apoio à gestão de unidades organizacionais de universidades públicas, identificando oportunidades de futuras pesquisas. Neste contexto, foi realizada a revisão sistemática da literatura através do instrumento Knowledge Development Process – Constructivist . Foi selecionado o Portfólio Bibliográfico de artigos cientificamente relevantes, disponíveis e alinhados ao tema de pesquisa, sendo posteriormente realizadas as análises bibliométrica e sistêmica. Ao final deste processo, identifica-se como lacuna de pesquisa a construção de um modelo de avaliação de desempenho que apoie a gestão de unidades organizacionais de universidades públicas, utilizando a abordagem construtivista, conduzindo à construção de conhecimento no decisor, utilizando escalas ordinais e cardinais, realizando a integração dos indicadores a partir dos conhecimentos do decisor e apresentando níveis de referência, permitindo ações de melhoria.

Palavras-chave : Avaliação de Desempenho; Universidade Pública; Revisão Sistemática da Literatura; ProKnow-C.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )