SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 número110Avaliação de desempenho para o apoio à gestão de unidades organizacionais em Ifes: análise e oportunidadesPercepções de professores universitários para a construção de uma cultura de paz índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versão impressa ISSN 0104-4036versão On-line ISSN 1809-4465

Resumo

SILVA, Amanda Maciel da; MORAES, Mário César Barreto; FISCHER, Sulivan Desirée  e  GRIBOSKI, Cláudia Maffini. A importância da Educação Superior na redução das disparidades de renda em Santa Catarina. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2021, vol.29, n.110, pp.263-287.  Epub 13-Jan-2021. ISSN 1809-4465.  https://doi.org/10.1590/s0104-40362020002802002.

O estado de Santa Catarina situa-se na terceira posição no ranking dos estados brasileiros, considerando o IDH-M, em documento apontado pelo Pnud. Embora esse dado seja favorável, a Educação catarinense encontra lacunas que permitem questionar o desenvolvimento sustentado. Esta pesquisa, de abordagem quantitativa, analisa a importância da Educação Superior no desenvolvimento econômico do estado. A partir do Gini de renda e do Gini educacional, calculados a partir dos dados da Rais de Santa Catarina, entre 2006 e 2017, os índices de concentração de desigualdade permitem inferir que o estado apresenta desigualdades não reveladas por essas médias. A pesquisa permite concluir que a desigualdade vem aumentando ao longo dos anos e que as diferenças nos ganhos salariais entre Ensino Médio e Superior ultrapassam 150%. Percebe-se uma tendência de concentração dos trabalhadores com Ensino Médio em detrimento das demais faixas de escolaridade.

Palavras-chave : Educação Superior; Desigualdade; Renda; Escolaridade; Índice de Gini.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )