SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 número111Evaluación del Desempeño Docente: ¿culpar, castigar o desarrollar se profesionalmente?Educación permanente digital e instituciones de Educación Superior: potenciales y desafíos multiculturales en un período pandémico índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versión impresa ISSN 0104-4036versión On-line ISSN 1809-4465

Resumen

MOREIRA, Jani Alves da Silva; SOUZA, Ângelo Ricardo de  y  DIAZ, José María Hernández. Políticas educacionais e o financiamento dos centros concertados na Espanha*. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2021, vol.29, n.111, pp.338-359.  Epub 30-Mar-2021. ISSN 1809-4465.  https://doi.org/10.1590/s0104-40362021002902789.

O artigo é resultado de uma pesquisa exploratória e documental, que teve como objetos as políticas educacionais, a gestão e o financiamento dos Centros Concertados de Educação Infantil e Educação Primária na Espanha. Investigam-se os aspectos históricos e políticos quanto à estrutura e à organização da política educativa, a partir do processo de descentralização, naquele país, bem como o papel do Conselho Escolar na formulação da política educacional espanhola. Ademais, o artigo busca compreender os aspectos relacionados com a manutenção do ensino nos Centros Concertados de Educação Infantil e de Educação Primária, a fim de apreender os pressupostos orçamentários. O resultado evidenciou a necessidade de manutenção da participação coletiva para a construção de políticas educacionais mais equitativas e não segregatórias na Espanha.

Palabras clave : Políticas Educacionais; Financiamento da Educação; Centros Concertados; Educação Infantil; Educação Primária; Espanha.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )