SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 issue111Educational policies and the financing of concerted centers in SpainThe new local services of Public Education in Chile: Challenges of the initial implementation process author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

Print version ISSN 0104-4036On-line version ISSN 1809-4465

Abstract

IVENICKI, Ana. Educação Permanente Digital e Instituições de Ensino Superior: potenciais e desafios multiculturais em período de pandemia. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2021, vol.29, n.111, pp.360-377.  Epub Mar 30, 2021. ISSN 1809-4465.  https://doi.org/10.1590/s0104-403620210002903043.

O artigo objetiva discutir a aprendizagem digital para a Educação ao longo da vida em nível universitário no Brasil, tomado como estudo de caso. Apresenta conceitos de aprendizagem digital em abordagens multiculturais dentro de paradigmas ao longo da vida. Em seguida, contextualiza políticas educacionais na área, focalizando, particularmente, o papel da Universidade Aberta no Brasil. Por fim, discute a aprendizagem digital no contexto do início da pandemia da COVID-19 no Brasil. Analisa desafios que podem comprometer um potencial multicultural nas políticas educacionais, principalmente, com foco nas diretrizes políticas do governo, discutindo respostas de associações universitárias e de uma universidade pública. Conclui, apresentando possíveis caminhos para reflexões e contribuições futuras na área.

Keywords : Aprendizagem Digital; Aprendizagem ao Longo da Vida; Ensino Superior; COVID-19; Perspectivas Multiculturais; Políticas Educacionais; Brasil.

        · abstract in English | Spanish     · text in English     · English ( pdf )