SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 número111Políticas educativas y financiación de los centros concertados en EspañaLos nuevos servicios locales de Educación Pública de Chile: desafíos del proceso de implementación inicial índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versión impresa ISSN 0104-4036versión On-line ISSN 1809-4465

Resumen

IVENICKI, Ana. Educação Permanente Digital e Instituições de Ensino Superior: potenciais e desafios multiculturais em período de pandemia. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2021, vol.29, n.111, pp.360-377.  Epub 30-Mar-2021. ISSN 1809-4465.  https://doi.org/10.1590/s0104-403620210002903043.

O artigo objetiva discutir a aprendizagem digital para a Educação ao longo da vida em nível universitário no Brasil, tomado como estudo de caso. Apresenta conceitos de aprendizagem digital em abordagens multiculturais dentro de paradigmas ao longo da vida. Em seguida, contextualiza políticas educacionais na área, focalizando, particularmente, o papel da Universidade Aberta no Brasil. Por fim, discute a aprendizagem digital no contexto do início da pandemia da COVID-19 no Brasil. Analisa desafios que podem comprometer um potencial multicultural nas políticas educacionais, principalmente, com foco nas diretrizes políticas do governo, discutindo respostas de associações universitárias e de uma universidade pública. Conclui, apresentando possíveis caminhos para reflexões e contribuições futuras na área.

Palabras clave : Aprendizagem Digital; Aprendizagem ao Longo da Vida; Ensino Superior; COVID-19; Perspectivas Multiculturais; Políticas Educacionais; Brasil.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )