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Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versão impressa ISSN 0104-4036versão On-line ISSN 1809-4465

Resumo

IVENICKI, Ana. Educação Permanente Digital e Instituições de Ensino Superior: potenciais e desafios multiculturais em período de pandemia. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2021, vol.29, n.111, pp.360-377.  Epub 30-Mar-2021. ISSN 1809-4465.  https://doi.org/10.1590/s0104-403620210002903043.

O artigo objetiva discutir a aprendizagem digital para a Educação ao longo da vida em nível universitário no Brasil, tomado como estudo de caso. Apresenta conceitos de aprendizagem digital em abordagens multiculturais dentro de paradigmas ao longo da vida. Em seguida, contextualiza políticas educacionais na área, focalizando, particularmente, o papel da Universidade Aberta no Brasil. Por fim, discute a aprendizagem digital no contexto do início da pandemia da COVID-19 no Brasil. Analisa desafios que podem comprometer um potencial multicultural nas políticas educacionais, principalmente, com foco nas diretrizes políticas do governo, discutindo respostas de associações universitárias e de uma universidade pública. Conclui, apresentando possíveis caminhos para reflexões e contribuições futuras na área.

Palavras-chave : Aprendizagem Digital; Aprendizagem ao Longo da Vida; Ensino Superior; COVID-19; Perspectivas Multiculturais; Políticas Educacionais; Brasil.

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