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Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versión impresa ISSN 0104-4036versión On-line ISSN 1809-4465

Resumen

WELTER, Cristiane Backes  y  WERLE, Flávia Obino Corrêa. Processos de invisibilização na avaliação em larga escala. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2021, vol.29, n.111, pp.441-460.  Epub 30-Mar-2021. ISSN 1809-4465.  https://doi.org/10.1590/s0104-40362020002802542.

Resultados das avaliações em larga escala da Educação Básica são divulgados intensamente na mídia. Há, entretanto, desconhecimento quanto a temas como metodologia dessas avaliações, critérios de cálculo, de agregação dos resultados dos dados, dentre outros. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável por essa avaliação, emite muitas notas técnicas, portarias, notas informativas, pareceres que formatam e estabelecem normas para a mesma. Este artigo analisa regulamentações do Inep referentes a processos de avaliação em larga escala da Educação Básica. Destacamos trechos de documentos que normatizam tais avaliações, concluindo que muitos estudantes são por ela invisibilizados, o que permite questionar os indicadores alcançados e divulgados relativos ao nível de qualidade e de desenvolvimento da Educação Básica brasileira.

Palabras clave : Qualidade; Indicadores; Documentos Legais.

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