SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 issue111Research as an educational principle: a work methodology for Youth and Adult EducationResilience to dealing with COVID-19: university perspective in a low-income health Brazilian region author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

Print version ISSN 0104-4036On-line version ISSN 1809-4465

Abstract

ARIAS-ORTEGA, Katerin  and  QUINTRIQUEO, Segundo. Tensiones epistemológicas en la implementación de la Educación Intercultural Bilingüe *. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2021, vol.29, n.111, pp.503-524.  Epub Mar 30, 2021. ISSN 1809-4465.  https://doi.org/10.1590/s0104-40362020002802249.

O artigo procura investigar as tensões epistemológicas existentes entre o professor mentor e o educador tradicional (sábio Mapuche), na implementação da Educação Intercultural Bilíngue (EIB) em três escolas de La Araucanía, Chile. A metodologia utilizada foi a pesquisa qualitativa, através da aplicação de semientrevistas direcionadas aos professores orientadores e aos educadores tradicionais encarregados da implementação do EIB. Os principais resultados mostram que existe uma relação educacional colonial entre o professor mentor e o educador tradicional, o que limita a implementação do EIB. Essas tensões estão associadas às práticas de memorização, assimetria e hegemonia do conhecimento da escola eurocêntrica ocidental sobre o Ensino da língua e da cultura mapuche.

Keywords : Relação educacional; Educação colonial; Educação intercultural.

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )