SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 número111Resiliencia para lidiar con COVID-19: perspectiva universitaria en una región brasileña de salud de bajos ingresos índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versión impresa ISSN 0104-4036versión On-line ISSN 1809-4465

Resumen

SILVA, Samuel Coelho da; BERTO, Rosianny Campos  y  ROMERA, Liana Abrão. Trajetórias de vida e formação de educadores sociais nos Centros Pop da Região Metropolitana de Vitória/ES. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2021, vol.29, n.111, pp.543-564.  Epub 30-Mar-2021. ISSN 1809-4465.  https://doi.org/10.1590/s0104-40362020002801980.

Este artigo investiga trajetórias de vida e formação de educadores sociais que atuam no Centro de Referência Especializado para a População em Situação de Rua (Centro Pop) do Estado do Espírito Santo. Objetiva produzir reflexões sobre suas experiências formativas na relação com as proposições de Paulo Freire sobre a Educação Social e com as prescrições para sua formação no contexto atual. Analisa narrativas de trajetórias pessoais e formativas de seis educadores sociais que atuam em três unidades do Centro Pop situadas em diferentes municípios da Região Metropolitana de Vitória/ES. Considera que a atuação dos educadores sociais se baseia mais nas experiências de vida e de formação restrita do que na relação com uma preparação específica, politicamente engajada, que subsidie um trabalho qualitativo com pessoas em situação de rua atendidas nas unidades do Centro Pop.

Palabras clave : Educador Social; Centro Pop; Trajetória de Formação.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )