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Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versão impressa ISSN 0104-4036versão On-line ISSN 1809-4465

Resumo

GOMES, Candido Alberto; SA, Susana Oliveira e; VAZQUEZ-JUSTO, Enrique  e  COSTA-LOBO, Cristina. Educação durante e depois da pandemia. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2021, vol.29, n.112, pp.574-594.  Epub 29-Jun-2021. ISSN 1809-4465.  https://doi.org/10.1590/s0104-40362021002903296.

A Educação durante o período da pandemia da Covid-19 frequentemente recebeu tratamento improvisado e irrealista, por isso cumpre desde já planejar o período pós-pandêmico. Conforme a análise da literatura e da documentação, escancararam-se as fraturas sociais, inter e intranacionais existentes, detectadas pelas teorias. Além da Covid-19, geraram-se crises dentro da crise, como o empobrecimento e a violência. As perdas tendem a ser gerais, porém os menos favorecidos foram os mais prejudicados. Cumpre não repetir os erros nem restaurar o passado sem mudanças, pois as circunstâncias são outras. Além do déficit de aprendizagem, é preciso recuperar a Educação em suas diversas finalidades. Para tanto, cabe apoiar educadoras.es, estudantes e famílias, enfocando os menos privilegiados, com a participação das forças vivas da comunidade e da sociedade.

Palavras-chave : Desigualdades Educacionais; Pandemia; Saúde e Educação; Desenvolvimento da Pessoa Humana; Família.

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