SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 número112A produção intelectual sobre Qualis Periódicos na área de Educação: um diálogo com as pesquisas acadêmicas (2008-2018)Avaliação do nível de satisfação discente de uma instituição de Ensino Superior: uma análise dos métodos da Teoria Clássica da Medida e da Teoria da Resposta ao Item índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versão impressa ISSN 0104-4036versão On-line ISSN 1809-4465

Resumo

BELTRAO, Kaizô Iwakami; MANDARINO, Mônica; MEGAHOS, Ricardo Servare  e  PEDROSA, Mônica Guerra Ferreira. Efeitos da status socioeconômico no uso da linguagem escrita: estende-se ao Ensino Superior brasileiro?. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2021, vol.29, n.112, pp.618-643.  Epub 29-Jun-2021. ISSN 1809-4465.  https://doi.org/10.1590/s0104-403620210002903156.

Bourdieu e Passeron defenderam a tese de que a escola era o principal locus para legitimar e perpetuar as diferenças de classe. Isso é reforçado pelos múltiplos testes de proficiência utilizados para monitoramento de políticas públicas, que privilegiam o uso da linguagem formal como parte dos instrumentos e, portanto, penalizam os participantes com menor domínio da língua. Ajustamos dois modelos hierárquicos com os resultados do Enade nas notas de desempenho linguístico (português), usando como covariáveis, indicadores da condição socioeconômica e autonomia financeira dos alunos e valores médios dessas variáveis para as áreas de conhecimento. O desempenho linguístico é desagregado em três aspectos: textual, ortográfico e vocabulário/morfossintático. Mostramos que os grupos socioeconômicos mais afluentes apresentam maior proficiência no componente linguístico do Enade, mesmo controlando pela média do nível socioeconômico e da autonomia financeira dos alunos da área. O efeito socioeconômico não é tão forte quanto em níveis educacionais mais baixos, mas universitários constituem um grupo social homogêneo. Isso reforça a tese de Bourdieu de que por meio do capital social, cultural e econômico ainda prevalece o domínio das classes mais ricas sobre as classes mais populares, reforçando a desigualdade.

Palavras-chave : Capital Social; Capital Econômico; Desigualdade Social; Desempenho Linguístico; Enade; Políticas Públicas; Modelos Hierárquicos.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )