SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 número112Efeitos da status socioeconômico no uso da linguagem escrita: estende-se ao Ensino Superior brasileiro?Percursos de estudantes da Educação Superior com trajetórias de insucesso índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versão impressa ISSN 0104-4036versão On-line ISSN 1809-4465

Resumo

PETRASSI, Anna Cecilia Amaral; BORNIA, Antonio Cezar  e  ANDRADE, Dalton Francisco. Avaliação do nível de satisfação discente de uma instituição de Ensino Superior: uma análise dos métodos da Teoria Clássica da Medida e da Teoria da Resposta ao Item. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2021, vol.29, n.112, pp.644-668.  Epub 29-Jun-2021. ISSN 1809-4465.  https://doi.org/10.1590/s0104-40362021002902192.

O presente trabalho compara as informações geradas pelo processo de autoavaliação de uma Instituição Federal de Educação Superior (Ifes), no contexto do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), analisadas pela Comissão Própria de Avaliação da Ifes, ciclo de 2017, com as mesmas informações tratadas a partir do uso da Teoria da Resposta ao Item (TRI) no lugar da Teoria Clássica da Medida, com objetivo de demonstrar como o processo de análise pode se beneficiar com a utilização da TRI, sendo um instrumento mais robusto para a análise e o desenho de ações de melhorias na gestão institucional. Para isso, foi selecionado o extrato “categoria discente” da avaliação sobre a instituição, no segundo ciclo de 2017. Foram descritas e comparadas as duas teorias, a clássica e a TRI. Com os dados coletados da instituição, foram calculadas e explicadas as curvas de informação dos itens e do teste, por meio da análise propiciada pela TRI foi demonstrado o ganho que se pode obter com a sua utilização na autoavaliação institucional.

Palavras-chave : Autoavaliação Institucional; Teoria da Resposta ao Item; Gestão Universitária.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )