SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 número112Avaliação do nível de satisfação discente de uma instituição de Ensino Superior: uma análise dos métodos da Teoria Clássica da Medida e da Teoria da Resposta ao ItemEquilíbrio entre trabalho e vida no Ensino Superior: uma revisão sistemática do impacto no bem-estar dos professores índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versão impressa ISSN 0104-4036versão On-line ISSN 1809-4465

Resumo

FRISON, Lourdes Maria Bragagnolo; SIMAO, Ana Margarida Veiga; FERREIRA, Paula da Costa  e  PAULINO, Paula. Percursos de estudantes da Educação Superior com trajetórias de insucesso. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2021, vol.29, n.112, pp.669-690.  Epub 29-Jun-2021. ISSN 1809-4465.  https://doi.org/10.1590/s0104-403620210002902747.

Este estudo analisa as trajetórias de insucesso e identifica motivos, estratégias e expectativas percebidas por 38 estudantes – 19 portugueses e 19 brasileiros – que elaboraram uma narrativa de autoformação e comentaram duas escalas para avaliar estratégias de autorregulação, de acordo com sua eficácia e utilização. Os estudantes mostram padrões de resposta semelhantes e refletem crenças e estratégias pouco adaptativas face à aprendizagem. Desmotivação, ansiedade, falta de persistência e características dos contextos universitário e familiar são percebidas como os principais motivos de insucesso. Os estudantes referem que a estratégia mais utilizada é a regulação pelas metas de resultado-evitamento e a mais eficaz, a gestão da atenção; revelam visão positiva do valor do curso para seu futuro, mas identificam uma grande discrepância entre os conteúdos lecionados e as exigências do mundo do trabalho.

Palavras-chave : Estudantes Universitários; Narrativas; Insucesso; Estratégias.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )