SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 issue112Work-life balance in Higher Education: a systematic review of the impact on the well-being of teachersThe educational inclusion of university students in situation of disability in Honduras author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

Print version ISSN 0104-4036On-line version ISSN 1809-4465

Abstract

SOUZA FILHO, Alcides Alves de; CASSOL, Atenuza Pires  and  AMORIM, Antonio. Juvenilização da EJA e as implicações no processo de escolarização. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2021, vol.29, n.112, pp.718-737.  Epub June 29, 2021. ISSN 1809-4465.  https://doi.org/10.1590/s0104-40362021002902293.

O estudo analisa a juvenilização na Educação de Jovens e Adultos (EJA), destacando as causas desse processo e as implicações na escolarização. Objetiva refletir sobre os motivos que determinaram a inserção dos jovens na EJA, especificando as causas e os impactos vivenciados. A abordagem da pesquisa é qualitativa, ancorada, estrategicamente, na pesquisa de campo. A coleta de dados foi lograda com o uso do questionário semiestruturado, aplicado junto aos sujeitos da investigação: 27 professores e 37 alunos de escolas públicas de Barreiras e de Salvador, na Bahia. Os resultados apontaram a interferência da atividade laboral dos estudantes no processo de escolarização; a luta pela garantia do acesso/permanência na escola; a prática pedagógica e a gestão escolar como promotoras da inclusão com diálogo, da qualidade de ensino e de equidade.

Keywords : EJA; Juvenilização; Ensino de qualidade; Escolarização.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )