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Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação
versión impresa ISSN 0104-4036versión On-line ISSN 1809-4465
Resumen
SOUZA FILHO, Alcides Alves de; CASSOL, Atenuza Pires y AMORIM, Antonio. Juvenilização da EJA e as implicações no processo de escolarização. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2021, vol.29, n.112, pp.718-737. Epub 29-Jun-2021. ISSN 1809-4465. https://doi.org/10.1590/s0104-40362021002902293.
O estudo analisa a juvenilização na Educação de Jovens e Adultos (EJA), destacando as causas desse processo e as implicações na escolarização. Objetiva refletir sobre os motivos que determinaram a inserção dos jovens na EJA, especificando as causas e os impactos vivenciados. A abordagem da pesquisa é qualitativa, ancorada, estrategicamente, na pesquisa de campo. A coleta de dados foi lograda com o uso do questionário semiestruturado, aplicado junto aos sujeitos da investigação: 27 professores e 37 alunos de escolas públicas de Barreiras e de Salvador, na Bahia. Os resultados apontaram a interferência da atividade laboral dos estudantes no processo de escolarização; a luta pela garantia do acesso/permanência na escola; a prática pedagógica e a gestão escolar como promotoras da inclusão com diálogo, da qualidade de ensino e de equidade.
Palabras clave : EJA; Juvenilização; Ensino de qualidade; Escolarização.