SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 issue112Juvenilization of Adult and Youth Education and the implications for the process of schoolingQualitative scale of academic and neuropsychomotor development for students in the first three years of Elementary Education: how teachers evaluated it author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

Print version ISSN 0104-4036On-line version ISSN 1809-4465

Abstract

PAZ-MALDONADO, Eddy. A inclusão educacional de estudantes universitários com deficiência em Honduras. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2021, vol.29, n.112, pp.738-760.  Epub June 29, 2021. ISSN 1809-4465.  https://doi.org/10.1590/s0104-403620210002902767.

Atualmente, a maioria das universidades da América Latina enfrenta desafios diferentes para implementar uma abordagem que possibilite o desenvolvimento de uma educação com maior inclusão nos diferentes espaços de aprendizagem e em todas as suas disciplinas. Atingir essa visão e alcançar uma universidade mais inclusiva não é uma tarefa fácil, pois exige vários esforços de toda a comunidade universitária. O objetivo deste artigo é analisar, sob uma perspectiva teórica, o status atual da inclusão educacional de estudantes universitários com deficiência no Ensino Superior público em Honduras. Essa análise é realizada com base em vários elementos, como as atuais concepções de inclusão educacional e deficiência, as barreiras que existem nos estabelecimentos de ensino para promover esse aspecto, os professores e os desafios que as escolas devem enfrentar para gerar uma verdadeira treinamento inclusivo. Concluindo, é urgente que as instituições universitárias realizem processos inclusivos de admissão, permanência e graduação direcionados a alunos em situação de deficiência.

Keywords : Ajuda Educacional; Democratização da Educação; Ensino Superior; Honduras.

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )