SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 número112Escala de encuestas del desarrollo neuropsicomotor y de habilidades académicas para la Educación Básica I: percepción de los maestrosModelado de Ecuaciones Estructurales y pruebas de selección – Caso del examen de ingreso de la Universidad Estadual de Ceará índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versión impresa ISSN 0104-4036versión On-line ISSN 1809-4465

Resumen

FILIPE, Fabiana Alvarenga; SILVA, Dayane dos Santos  y  COSTA, Áurea de Carvalho. Uma base comum na escola: análise do projeto educativo da Base Nacional Comum Curricular. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2021, vol.29, n.112, pp.783-803.  Epub 29-Jun-2021. ISSN 1809-4465.  https://doi.org/10.1590/s0104-40362021002902296.

O objetivo deste artigo foi analisar o projeto educativo proposto como fundamento da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Realizamos uma pesquisa qualitativa e documental da versão final da BNCC, de abril de 2017, homologada em 20 de dezembro de 2017 pelo Conselho Nacional de Educação. Identificamos que a BNCC se fundamenta num projeto educativo de formação para a empregabilidade, com a centralidade das competências, a partir de um modelo de Ensino direcionado, prescritivo e vinculado a um modelo de avaliação eficientista, inspirado nas teorias comportamentais, e concluímos que as proposições da BNCC se distanciam de um projeto educativo que vise a uma formação crítica e emancipatória, ao formar para o trabalho segundo as demandas neoliberais.

Palabras clave : Base Nacional Comum Curricular; Concepções de Currículo; Projeto Educativo Neoliberal.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )