SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 número112Modelagem de Equações Estruturais e os testes de seleção – Caso do vestibular da Universidade Estadual do Ceará índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versão impressa ISSN 0104-4036versão On-line ISSN 1809-4465

Resumo

MIRANDA, Bruna Rodrigues Cardoso  e  LINS, Maria Judith Sucupira da Costa. Avaliação do processo de formação do caráter em crianças na Educação Infantil. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2021, vol.29, n.112, pp.828-848.  Epub 29-Jun-2021. ISSN 1809-4465.  https://doi.org/10.1590/s0104-40362021002902548.

Esse artigo trata da possibilidade de avaliação do início do processo de formação do caráter de crianças na Educação Infantil. A fundamentação teórica está na filosofia de Aristóteles. A hipótese é que a interação social e a vivência das virtudes podem contribuir para essa formação durante as práticas escolares diárias. Os objetivos dessa pesquisa são: promover a aprendizagem e a prática das virtudes amizade, honestidade e justiça; contribuir para a interação social e observar a relação entre a prática das virtudes e o processo de socialização e o início da formação do caráter pelas crianças. A abordagem metodológica foi a pesquisa-ação, com maior comprometimento, por meio de observação, intervenções, oficinas e questionários. Atividades especialmente criadas para essa pesquisa foram selecionadas e apresentadas às crianças. Resultados mostram que é possível avaliar a evolução da aprendizagem e a prática de virtudes nas crianças e que é possível ajudá-las a começar o processo de construção do caráter.

Palavras-chave : Avaliação; Formação do Caráter; Virtudes; Educação Infantil.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )