SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 número113Infraestrutura escolar e investimentos públicos em Educação no Brasil: a importância para o desempenho educacional índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versão impressa ISSN 0104-4036versão On-line ISSN 1809-4465

Resumo

RAMOS, Mozart Neves; COSTA FILHO, Antonio José da; SILVA, João Bosco Paraíso da  e  NASCIMENTO, Ester Fraga Vilas-Bôas Carvalho do. Uma análise estatística multivariada do desempenho das escolas municipais de Ribeirão Preto ,. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2021, vol.29, n.113, pp.857-873.  Epub 26-Out-2021. ISSN 1809-4465.  https://doi.org/10.1590/s0104-40362021002903286.

Esse estudo faz uma análise estatística multivariada de componentes principais (ACP) para estabelecer padrões de desempenho escolar para o 5° e o 9° ano do Ensino Fundamental das escolas municipais de Ribeirão Preto. As equações matemáticas obtidas de gráficos bidimensionais de ACP revelam que os percentuais de alunos com aprendizado adequado em língua portuguesa e em matemática são os indicadores mais significativos para explicar tais padrões de desempenho. A partir dessa análise, foi possível estabelecer vetores de desempenho escolar para cada uma das escolas dos dois anos escolares do Ensino Fundamental aqui considerados. Isso permitiu construir um indicador de heterogeneidade para as escolas da rede municipal de Educação de Ribeirão Preto.

Palavras-chave : Desempenho Escolar; Componentes Principais; Heterogeneidade Escolar; Escolas Municipais; Ribeirão Preto.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )