SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 número113Indicadores e metas para avaliação do desempenho escolar: Uma análise DEA de dois estágios do IDEB de escolas públicas municipaisLimitações do plano de desenvolvimento institucional dos Institutos Federais de Educação Superior do Brasil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versão impressa ISSN 0104-4036versão On-line ISSN 1809-4465

Resumo

MATURO, Yanina Débora  e  BOCCHIO, María Cecilia. O retorno de políticas de desconcentração? Mutações no Programa Nacional de Formação Permanente (PNFP). Córdoba, Argentina. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2021, vol.29, n.113, pp.934-952.  Epub 26-Out-2021. ISSN 1809-4465.  https://doi.org/10.1590/s0104-40362021002902804.

Nesse artigo pretendemos reconstruir as transformações do Programa Nacional de Formação Permanente (PNFP) de professores, denominado “Nossa Escola”. O foco da análise foram as transformações ocorridas na província de Córdoba, Argentina, após a mudança de governo, em nível nacional, em dezembro de 2015. O trabalho de campo faz parte de duas investigações em andamento realizadas em escolas secundárias de modalidades técnico, profissional e comum. Recuperamos contribuições de entrevistas realizadas com servidores públicos que trabalham em diferentes níveis da administração escolar e que têm tarefas distintas na atuação do programa. A partir das contribuições da Teoria da Regulação Social buscamos caracterizar as novas formas de regulação do programa, identificando as estratégias empregadas pelo governo central e provincial no período de 2016-2019.

Palavras-chave : Programa Nacional de Formação Permanente; Formação Situada de Professores; Políticas Educacionais.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )