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Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versión impresa ISSN 0104-4036versión On-line ISSN 1809-4465

Resumen

ALMEIDA, Alexandre Nascimento de  y  GALVAO, Anderson Allan Almeida. Limitações do plano de desenvolvimento institucional dos Institutos Federais de Educação Superior do Brasil. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2021, vol.29, n.113, pp.953-974.  Epub 26-Oct-2021. ISSN 1809-4465.  https://doi.org/10.1590/s0104-40362021002902294.

Os Institutos Federais (IF) são especializados no ensino profissional e tecnológico em diferentes níveis e modalidades. O instrumento para o planejamento e avaliação nas instituições de Ensino Superior no Brasil é o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e o objetivo do trabalho é avaliar as limitações do PDI para os IF. Para tanto, por meio da aplicação de questionário para os gestores dos IF, obtiveram-se informações que abordaram as limitações do PDI. As principais limitações estiveram relacionadas aos aspectos políticos e institucionais dos IF, demonstrado pela preocupação dos seus gestores com o desconhecimento da comunidade do que venha a ser a própria instituição.

Palabras clave : Planejamento; Gestão; Ensino Superior.

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