SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 número113Limitaciones del plan de desarrollo institucional de los Institutos Federales de Educación Superior de Brasil¿Remando o guiando el barco? Modelos de gobernanza para las políticas de Educación Superior en Brasil después de 1990 índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versión impresa ISSN 0104-4036versión On-line ISSN 1809-4465

Resumen

PARREIRA, Artur; LEHMANN, Lúcia  y  OLIVEIRA, Mariana. O desafio das tecnologias de inteligência artificial na Educação: percepção e avaliação dos professores. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2021, vol.29, n.113, pp.975-999.  Epub 26-Oct-2021. ISSN 1809-4465.  https://doi.org/10.1590/s0104-40362020002803115.

O artigo estuda a percepção do impacto das novas tecnologias sobre a profissão docente: inovações tecnológicas designadas de primeira geração e tecnologias de segunda geração, os sistemas de inteligência artificial. A pesquisa tem o objetivo de identificar a percepção que os professores têm destas inovações tecnológicas; saber como avaliam o seu impacto; que soluções visualizam para lidar com os desafios que colocam à sua ação docente. A metodologia da pesquisa procura responder aos objetivos, com base numa coleta de dados por questionário, desenhado para obter informação relacionada com cada objetivo. A pesquisa faz parte de um projeto sobre o impacto das inovações tecnológicas de segunda geração no emprego e no trabalho. Neste artigo, apresentam-se resultados focados na atividade docente.

Palabras clave : Inovação; Ameaças Tecnológicas; Mudança nos Discentes; Futuro da Profissão.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )