SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 número113¿Remando o guiando el barco? Modelos de gobernanza para las políticas de Educación Superior en Brasil después de 1990Determinantes académicos de la retención en la Educación Superior índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versión impresa ISSN 0104-4036versión On-line ISSN 1809-4465

Resumen

BERKENBROC-ROSITO, Margaréte May; SOUZA, Juliana Paiva Pereira de  y  SOUZA, Sidclay Bezerra. “Colcha de Retalhos”, experiência estética e narrativa autobiográfica: a arte da escuta na formação inicial docente. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2021, vol.29, n.113, pp.1024-1044.  Epub 26-Oct-2021. ISSN 1809-4465.  https://doi.org/10.1590/s0104-403620210002902907.

Este artigo tem como objetivo analisar o dispositivo formativo e investigativo “Colcha de Retalhos”, uma metodologia e epistemologia desenvolvido por Berkenbrock-Rosito, desde 2001. Neste estudo, apresenta-se o dispositivo Colcha de Retalhos como proposta de formação inicial do professor por meio de Narrativas (Auto) Biográficas em suas dimensões escrita, pictórica e oral no Curso de Pedagogia de uma universidade privada na zona leste da cidade de São Paulo. Na metodologia da pesquisa foi utilizado um questionário contextual, que incluí perguntas sobre o que os participantes gostaram e o que não gostaram na realização da “Colcha de Retalhos”. Os dados foram analisados, sob o enfoque hermenêutico, mostram a importância da “Colcha de Retalhos” como metodologia de escuta dos sujeitos, o que pressupõe a dimensão estética na constituição da identidade docente.

Palabras clave : Colcha de Retalhos; Experiência Estética; Formação inicial de Professores.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )