SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 número113Remando ou guiando o barco? Modelos de governança para as políticas de Educação Superior no Brasil pós-1990Determinantes acadêmicos da retenção no Ensino Superior índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versão impressa ISSN 0104-4036versão On-line ISSN 1809-4465

Resumo

BERKENBROC-ROSITO, Margaréte May; SOUZA, Juliana Paiva Pereira de  e  SOUZA, Sidclay Bezerra. “Colcha de Retalhos”, experiência estética e narrativa autobiográfica: a arte da escuta na formação inicial docente. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2021, vol.29, n.113, pp.1024-1044.  Epub 26-Out-2021. ISSN 1809-4465.  https://doi.org/10.1590/s0104-403620210002902907.

Este artigo tem como objetivo analisar o dispositivo formativo e investigativo “Colcha de Retalhos”, uma metodologia e epistemologia desenvolvido por Berkenbrock-Rosito, desde 2001. Neste estudo, apresenta-se o dispositivo Colcha de Retalhos como proposta de formação inicial do professor por meio de Narrativas (Auto) Biográficas em suas dimensões escrita, pictórica e oral no Curso de Pedagogia de uma universidade privada na zona leste da cidade de São Paulo. Na metodologia da pesquisa foi utilizado um questionário contextual, que incluí perguntas sobre o que os participantes gostaram e o que não gostaram na realização da “Colcha de Retalhos”. Os dados foram analisados, sob o enfoque hermenêutico, mostram a importância da “Colcha de Retalhos” como metodologia de escuta dos sujeitos, o que pressupõe a dimensão estética na constituição da identidade docente.

Palavras-chave : Colcha de Retalhos; Experiência Estética; Formação inicial de Professores.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )