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Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versão impressa ISSN 0104-4036versão On-line ISSN 1809-4465

Resumo

LIEVORE, Caroline; PILATTI, Luiz Alberto  e  TEIXEIRA SOBRINHO, João Alberto. Respostas às demandas políticas na pesquisa científica e na terceira missão em instituições de Ensino Superior especializadas: estudo comparado entre a Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Brasil, e o Instituto Politécnico de Bragança, Portugal. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2021, vol.29, n.113, pp.1092-1114.  Epub 26-Out-2021. ISSN 1809-4465.  https://doi.org/10.1590/s0104-40362021002902446.

A presente pesquisa visa a compreender o modelo ideado e as respostas de duas Instituições de Ensino Superior (IES) caracterizadas como especializadas: no Brasil, a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), e em Portugal, o Instituto Politécnico de Bragança (IPB), no que concerne às políticas desenvolvidas para pesquisa e na terceira missão das universidades, a extensão. O corpus de pesquisa foi composto por documentos oficiais e por entrevistas semiestruturadas, realizadas com gestores e com políticos brasileiros e portugueses. Os dados foram tratados por meio da técnica de Análise de Conteúdo categorial. Constatou-se que a UTFPR, no seu idear, foi concebida com características de uma universidade especializada. Entretanto, por mudanças experienciadas no campo político, houve um afastamento das características ideadas, possivelmente alterando seu modelo. O IPB manteve-se fiel ao modelo ideado na sua criação, realizando pesquisa diretamente vinculada ao território, com impacto econômico na região. Conclui-se que as organizações analisadas responderam de formas diferentes às demandas políticas implementadas.

Palavras-chave : Pesquisa Científica; Extensão; Políticas Públicas; Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR); Instituto Politécnico de Bragança (IPB).

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